A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), doou três motosserras ao Corpo de Bombeiros. O equipamento será utilizado na manutenção arbórea da cidade.
A entrega foi feita na manhã desta segunda-feira (12), na sede do Segundo Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, localizado na Av. João César de Oliveira, 3744, bairro Eldorado.
Representando a Semad, o subsecretário de meio ambiente José Roberto Garbazza, explicou que a doação partiu de uma reunião entre o governo e o Corpo de Bombeiros, ocorrida nesta última quinta-feira, 8 de novembro. “Nos reunimos com o vice-prefeito William Barreiro, além de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Discutimos sobre as ações de podas emergenciais e preventivas. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros se disponibilizou a nos ajudar nas ocorrências emergenciais, mas colocaram a questão da necessidade de equipamentos. Nos oferecemos para doar as três motosserras que hoje, efetivamente, entregamos. Além disso, estamos levantando a possibilidade de disponibilizarmos um caminhão com cesto aéreo para que o trabalho de poda seja mais eficiente”, completa.
O tenente coronel Almeida, comandante do Segundo Batalhão de Bombeiros, recebeu os equipamentos e agradeceu a prefeitura pela parceria firmada. “Estamos recebendo hoje, em parceria com a prefeitura, três motosserras que vão ajudar a otimizar os nossos serviços de poda e supressão de árvores. Nós estamos tendo uma grande demanda por causa do período de chuvas e, por isso, agradecemos a prefeitura a doação deste equipamento. O acréscimo dessas motosserras ao nosso equipamento é de suma importância para que possamos atender a população com mais rapidez e eficiência”, conta.
As ações de poda e supressão de árvores comprometidas tiveram um incremento neste final de ano, com a criação de forças-tarefas da equipe de podas da Semad, como explica o superintendente de parques, praças e jardins Alan da Cruz. “Para este período chuvoso, organizamos equipes que estão atuando em toda Contagem no sentido fazer ações preventivas nas árvores, evitando quedas e acidentes. Também estamos fazendo a substituição de árvores doentes por outras saudáveis. Dessa forma, não diminuímos a população arbórea da cidade.”
A ações emergenciais e preventivas de poda e supressão acontecem em toda a cidade e tem o objetivo de minimizar os riscos de acidentes causados pelas chuvas. A operação vai alcançar toda a cidade e não tem data definida para término.